Avião movido a energia solar decola em primeiro voo internacional

1 min de leitura
Imagem de: Avião movido a energia solar decola em primeiro voo internacional

(Fonte da imagem: Divulgação/Solar Impulse)

Nesta sexta-feira (13), o avião movido a energia solar batizado de Solar Impulse (Impulso Solar, em uma tradução livre) realizou o primeiro voo internacional desse tipo de aeronave. O aeroplano decolou no aeroporto de Payerne, cidade suíça, com destino a Bruxelas, na Bélgica.

O percurso deve durar 12 horas e serve como teste para avaliar se o Solar Impulse é capaz de realizar viagens feitas por aviões comerciais. O avião solar transporta apenas um passageiro e já completou inúmeros voos em território suíço. Em 2010, a aeronave quebrou o recorde de voo realizado por um avião do gênero, planando no céu por mais de 26 horas.

Os planos para o Solar Impulse vão além: a equipe pretende realizar trajetos transatlânticos e completar uma volta ao mundo nos próximos três anos. "Pilotar uma aeronave como a Solar Impulse pelo espaço aéreo europeu e pousar em um aeroporto internacional é um desafio incrível para todos nós, e o sucesso disso depende do apoio das autoridades", comentou Andre Borschberg, piloto e um dos criadores da aeronave, para a BBC.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.