Seleção: serviços online para editar imagens de graça

5 min de leitura
Imagem de: Seleção: serviços online para editar imagens de graça

Em algumas situações em que precisamos editar fotos ou fazer montagens, não conseguimos recorrer a softwares de edição. Seja por eles serem pesados ou apenas versões demonstrativas, fica a necessidade de aplicativos rápidos, dinâmicos e que possibilitem compartilhamento imediato sem a perda das funções básicas de um editor de imagens. E um serviço que combina todos esses fatores é o de editores de imagem online.

Se você quer impressionar seus contatos em redes sociais ou apenas retocar alguma fotografia que saiu com algum defeito ou que poderia ficar melhor, confira nossa seleção de editores online com tudo o que você precisa na área!

Edição

Algumas modificações em imagens pedem aplicativos mais sérios e profissionais, mas que estejam ao alcance de qualquer usuário. Modificar tamanho, cores e aplicar filtros estão entre as principais características dos softwares a seguir.

Photoshop.com

Aqui pesa toda a tradição do completo editor da Adobe, disponível para rodar em seu computador e já na edição CS5 (link). Assim como no produto original, a versão online é bastante completa, contando com vários efeitos especiais, de correções e ajustes na imagem.

A diferença maior fica no design do site, que é bastante simplificado. E mesmo que você não conheça a utilidade de determinado efeito, pode visualizar todas as ações através de um eficiente sistema de pré-visualização, que aplica uma prévia do efeito sem salvá-lo na imagem sem sua aprovação.

Os efeitos são divididos em duas categorias: “Edit”, com ferramentas de correção e edição, e “Decorate”, com inserções de texto e imagens decorativas. É possível até deixar o editor em tela cheia!

Ele ainda oferece a criação de uma galeria do usuário de modo bastante organizado, além da possibilidade de salvar seu trabalho na hora. Para ter acesso a tudo isso, é necessário efetuar um pequeno cadastro com confirmação de email. Além disso, ele suporta apenas o formato JPEG e pode levar certo tempo no carregamento inicial do aplicativo, caso sua internet não seja tão boa.

Pixlr

Ao abrir esse editor online, é impossível não lembrar do Photoshop para desktop. Seu visual, a edição de várias imagens em caixas separadas e até alguns atalhos (como o Ctrl+Z, para desfazer uma ação) estão presentes nesse serviço totalmente em português.

O aplicativo já impressiona no início: sem a necessidade de cadastro, há várias possibilidades de abrir uma imagem: apenas um quadro em branco, uma foto do seu computador, uma imagem da internet ou de bibliotecas online, como Facebook, Picasa e Flickr. Para salvar os resultados, esses sites também podem ser utilizados.

No programa em si, são vários os filtros e objetos profissionais de edição e ajuste. Assim como no Photoshop, há a pré-visualização em toda a imagem antes de confirmar um efeito, mas nem todas as opções contam com isso.

A coluna “Ferramentas” do serviço pode exigir maior conhecimento de edição, mas as camadas e filtros são facilmente aprendidos com pouco tempo de uso, possibilitando a criação de belos trabalhos.

FotoFlexer

Os vários efeitos desse aplicativo estão divididos em abas e são facilmente identificáveis por ícones demonstrativos, organizados na tela de acordo com a resolução e até o tamanho da janela. Além disso, ele salva em JPG e PNG e não pede cadastro.

Infelizmente, seu upload de imagens é lento, mas ele também oferece a possibilidade de ativar sua webcam ou bibliotecas online como Photobucket, Facebook e Picasa, além de disponibilizar uma foto padrão apenas para testar o serviço.

Além disso, é impossível deixar de notar a publicidade na parte superior da janela. Ela não causa danos, mas incomoda visualmente e toma um espaço que poderia ser apenas do FotoFlexer.

Aviary

Este aqui preza pela simplicidade. Sua janela não conta com muitas opções, os efeitos não passam de 20 e são facilmente aplicáveis, com uma pré-visualização em miniatura.

O upload de fotos é rápido e pode ser feito do computador ou de uma URL. Há dois botões (“Undo” e “Redo”) que servem para desfazer ou refazer ações.

O resultado final fica em um servidor próprio do sistema, para que você compartilhe em redes sociais ou salve direto em seu computador.

Montagem

Você pode não querer fazer algo profissional, mas apenas criar montagens curiosas e engraçadas com suas fotos. Confira então alguns programas leves, fáceis de usar e com inúmeras possibilidades de diversão.

piZap

Maneira leve e engraçada de brincar com suas fotos, esse serviço grátis e sem cadastro disponibiliza vários itens para você decorar imagens, desde cenários inteiros, balões de texto e alguns acessórios bastante improváveis.

É possível inserir imagens do computador, de sites ou capturar uma foto da webcam. Os objetos estão espalhados por categorias, como acessórios, partes do rosto e óculos. É possível ainda utilizar um pincel personalizável e alguns efeitos de edição.

Seu visual é um pouco pequeno (apesar de ser possível dar zoom nas fotos) e alguns itens funcionam bem apenas com pessoas de frente para as fotos, mas mesmo assim o piZap é um aplicativo que vale a visita.

PhotoFunia

Esse serviço impressiona pela quantidade enorme de efeitos e molduras, alguns até animados. É possível colocar imagens de pessoas, paisagens ou marcas em outdoors, placas, capas de revista e muitos outros exemplos.

A página trabalha com retratos em GIF, PNG ou JPG. O fato de ser totalmente em inglês não impede seu uso.

Primeiro, selecione o efeito desejado, para depois incluir a foto do seu computador. Feito isso, clique em “Run” e aguarde.

A moldura é colocada rapidamente e fica bastante interessante. Em algumas vezes, entretanto, é necessário alterar a dimensão da foto para que ela caiba na moldura desejada.

Scrapblog

Nessa página, você pode criar cartões temáticos, baseando-se em eventos como aniversários ou feriados, por exemplo, além de realizar várias montagens. São  inúmeras as opções de criação!

Como ponto positivo, vale destacar que os menus de salvar e editar as imagens são bastante funcionais e lembram um software de desktop.

Infelizmente, seu uso é gratuito apenas para testes. Há um limite de “compras” de adesivos, fundos e molduras, que atrapalha um pouco quem quer apenas se divertir. Ainda assim, é possível criar belas montagens e cartões.

Dumpr

Não se espante com a página inicial carregada de propaganda: esse é um serviço de montagens simples e divertido, que transforma a imagem que você quiser de várias maneiras.

O primeiro passo é justamente selecionar o efeito, como colocar a imagem em um mousepad ou transformá-la num quebra-cabeças. Não há configurações adicionais e a montagem é feita automaticamente, junto com o upload.

O compartilhamento pode se dar de várias formas, como redes sociais e link direto. Infelizmente, não são muitos os efeitos disponíveis gratuitamente, mas ainda assim é possível obter bons resultados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.